quarta-feira, 26 de junho de 2013

#ColoridaCuriosa - Curiosidades sobre Livros

Hoje eu vou sair um pouco da minha rotina e escrever algumas curiosidades sobre esse objeto que é minha paixão: o livro.

Os livros mais velhos do mundo:

O primeiro livro impresso em folhas de papel encadernadas surgiu por volta de 1455. É a chamada Bíblia de Gutenberg, escrita em latim. Johannes Gutenberg foi o inventor do livro impresso, até então os livros eram manuscritos.



Na antiguidade os gregos usavam pergaminho, de peles de animais, os egípcios faziam rolos de papiro, os indianos usavam folhas de palmeiras e os romanos escreviam em tábuas de madeiras cobertas de cera.



Os mais antigos “livros” encontrados pelos pesquisadores são documentos escritos pelos sumérios, há mais de 5 000 anos, em tabuinhas de argilas.



Os livros mais lidos do mundo

Bíblia – 3.9 bilhões de cópias
A Bíblia é o livro mais lido de todos os tempos. Atualmente, existem cerca de 440 traduções completas da Bíblia.

Livro Vermelho de Mao Tse-tung (Mao Tse-tung) - 820 milhões de cópias
As citações das obras de Mao Tse-tung, ou como é comumente chamado, o “Pequeno Livro Vermelho” de Mao Tse-tung, é uma explicação pessoal sobre a ideologia do Partido Comunista Chinês para os chineses.

Alcorão – 800 milhões de cópias
Texto sagrado do Islã que traz revelações de Alá para Maomé, quando este contava com 40 anos, no início do século VII. Os seguidores de Maomé começaram a escrever as revelações após sua morte, em 632 d.C., sendo recopiladas no reinado de Omar, em 650 e transformadas no Alcorão como é conhecido hoje.

Dom Quixote (Miguel de Cervantes) – 500 milhões de cópias
Este livro introduz o realismo sóbrio na literatura moderna. Quixote é louco, mas tem as grandes virtudes humanas da esperança e da dignidade.

Harry Potter (J.K. Rowling) – 400 milhões de cópias
J.K. Rowling criou um mundo mágico com a série ‘Harry Potter’. Esta série que consiste em sete livros é baseada exclusivamente no mundo da fantasia e magia. E conquistou jovens e adultos.

O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas) – 200 milhões de cópias
Romance histórico escrito por Alexandre Dumas. O jovem Edmond Dantes podia se considerar uma pessoa de sorte: seria promovido a capitão de um navio e iria casar com Mercedes, a mulher de seus sonhos. Mas uma rede de intrigas faz com que seja preso injustamente. Durante os anos que passou preso, prepara a sua vingança.

O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien) – 103 milhões de cópias
Um dos best-sellers dos últimos tempos, é um romance de fantasia que por ser extenso foi dividido em três partes. J.R.R. Tolkien começou este trabalho como uma continuação de um dos seus primeiros trabalhos, ‘O Hobbit’.

O Pequeno Príncipe (Antoine De Saint-Exupéry) - 80 milhões de cópias
Em narrativa poética, o autor vai elaborando sua visão de mundo e mergulha no próprio inconsciente, reencontrando a criança de cada um de nós.

O Alquimista (Paulo Coelho) – 65 milhões de cópias
Um dos famosos livros de Paulo Coelho, foi publicado em 1987 e se tornou um best-seller sendo traduzido para mais de 67 línguas. Além de ser um dos autores mais lidos, ele também é bem influente no mundo literário.

O Código Da Vinci (Dan Brown) – 57 milhões de cópias
Este livro é conhecido como, provavelmente, uma das melhores obras do autor Dan Brown. Este livro criou muita polêmica e, apesar de todos os problemas enfrentados, foi um dos maiores sucessos dos últimos tempos.

Qual o livro mais caro do mundo?

O recorde vai para o Codex Hammer ("Códice de Leicester", em português), um manuscrito do inventor italiano Leonardo da Vinci leiloado por nada menos que 30,8 milhões de dólares em 1994. Esse livro seria o "bloco de notas" de Da Vinci, um livrinho de 18 páginas duplas em que o gênio relatou suas observações sobre geografia, astronomia e meteorologia. E adivinha que é o dono dessa obra valiosa: Bill Gates, só podia ser o homem mais rico do mundo, pra desembolsar essa fortunaaa.



Conheça as cinco obras mais valiosas já vendidas em casas de leilões

Livro - 1- Codex Hammer (Códice de Leicester)
Autor - Leonardo da Vinci
Data estimada - entre 1506 e 1510
Preço - $30,8 milhões

Livro - 2- The Gospels of Henry the Lion
Autor - Henrique, o Leão
Data estimada - 1173 ou 1175
Preço - $14,6 milhões

Livro - 3- The Rothschild Prayer Book
Autor - vários
Data estimada - por volta de 1505
Preço - $13,4 milhões

Livro - 4- The Birds of America
Autor - John James Audubon
Data estimada - entre 1827 e 1838
Preço - $8,8 milhões

Livro - 5- The Canterbury Tales (Contos de Cantuária)
Autor - Geoffrey Chaucer
Data estimada - 1476 ou 1477
Preço - $7,5 milhões

O livro mais grosso do mundo

Ao contrário do que todo mundo pensa, não é a Bíblia. O livro campeão foi lançado em novembro de 2011 e chama-se  The Collection, Obama and Pluralism escrito por Damien Dematra. A obra tem 5.472 páginas. São 34cm de espessura dedicados à vida de Barack Obama. O mais surpreendente é o tempo que o livro demorou para ser feito, se tivessem perguntando para mim, eu responderia sem pestanejar, ahhh unss 4 anos mais ou menos kkkkk, mas foi só 5 DIAS, segundo o site The Epoch Times, o livro teve a contribuição de mais de 40 pessoas mobilizadas em sua escrita.



O pior livro de todos os tempos

Esse livro chama-se Irene Iddesleigh e foi escrito por Amanda Mckittrick Ros, uma professora nascida na Irlanda do Norte, em 1860. O livro é meio incompreensível e sem lógica literária, e foi objeto de várias criticas. Na década de 30, um grupo de amigos de Oxford (C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien participavam do grupo) reuniam-se para competir quem conseguiria ler uma passagem dos escritos de  Amanda M’Kitterick Ros sem conseguir fazer uma cara de riso.
Eu fiquei meio curiosa de ler esse livro, mas terei que traduzi-lo primeiro, e como o livro já é sem sentido em inglês, imagine passa-lo para o português?




O melhor livro do mundo

Minha opinião pessoal: a série Harry Potter, porque foi um livro que cresceu junto comigo. Li o primeiro com 12 anos e fui terminar o último com 19 anos, logo que lançou, ou seja, a minha adolescencia inteira eu passei colecionando revistas, recortes, sonhando em conhecer Hogwarts (que agora já é possível kkk), amando os personagens, e quando acabou e eu pensei, será que não vai ter um oitavo? Não me senti assim com mais nenhum livro. E quando minha filha aprender a ler, e já tiver idade suficiente para entender esse mundo mágico, vou entregar meus livros pra ela e falar, divirta-se, vai ser emocionante x)
Qual é o melhor livro para vocês?



Eai, vocês gostaram das curiosidades???
Não esqueçam de comentar x)