quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Especial Dan Brown #03

O Código da Vinci - O FILME


Sinopse e detalhes

Robert Langdon (Tom Hanks) é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.

Elenco
Tom Hanks — Robert Langdon
Audrey Tautou — Sophie Neveu
Jean Reno — Bezu Fache
Ian McKellen — Sir Leigh Teabing
Alfred Molina — Bispo Aringarosa
Paul Bettany — Silas
Jean-Pierre Marielle — Jacques Saunière
Jürgen Prochnow — André Vernet
Jean-Yves Berteloot — Remy Legaludec
Etienne Chicot — Membro da Opus Dei
Seth Gabel — Clérigo

Curiosidades 

  • Como os produtores não obtiveram permissão para usar iluminação artificial na Mona Lisa, uma réplica foi usada nas cenas em que o quadro é visto.
  • O sino da catedral de Lincoln, que badala de hora em hora, ficou em silêncio do dia 15 a 19 de agosto de 2005, devido às filmagens no local. Foi a 1ª vez em que isto ocorreu desde a 2ª Guerra Mundial.
  • O Ministério da Cultura francês permitiu que a equipe de filmagens rodasse cenas no interior do verdadeiro Museu do Louvre.
  • Este é o 3º filme em que o diretor  Ron Howard e o ator Tom Hanks trabalham juntos.


Reações sobre o filme

O filme recebera muitas críticas e foi vaiado no Festival de Cannes. Fãs do livro de Dan Brown alegam que o filme não passa a verdadeira mensagem que o livro traz. Mesmo com toda essa crítica o filme foi recorde de bilheteria de, aproximadamente, US$ 760 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. Membros da Igreja defenderam um boicote contra "O Código da Vinci" quando foi lançado em 2006, mas teve um efeito muito pequeno na popularidade do filme.

A Organização Nacional para o Albinismo e Hipopigmentação (NOAH) dos Estados Unidos expressou sua preocupação sobre o personagem Silas relacionar uma imagem ruim aos albinos.


Trailer


E vocês, já assistiram ao filme?
O que acharam?