domingo, 21 de maio de 2017

#Resenhadacolorida - Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias


 Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? 
 Título: Mulheres que não sabem chorar
Autora: Lilian Farias
Editora: Giz Editorial
Ano de Lançamento: 2016 

Gênero: Romance Nacional


Mulheres que não sabem chorar é um livro nacional escrito por Lilian Farias. Essa obra nos trazem a história de quatro mulheres: Olga, Marisa, Ana e Verônica, e os fatos narrados são de pessoas reais que tiveram os nomes mudados para a publicação do livro. Ele aborda o tema LGBT, então o leitor tem que ter mente aberta para poder apreciar esse livro porque, infelizmente, o preconceito ainda perdura em nossa sociedade.

''...Esta sociedade não nos dá espaço, pois vive rotulado a vida de todos e doutrinando a maneira de como as pessoas têm que viver...''

Marisa, na faixa dos 50 anos, é viúva e recentemente os filhos mudaram-se para longe, é viciada em cigarros, quando fuma sente prazer e liberdade. Olga, também na faixa dos 50, é divorciada e perdeu a filha para o câncer, tem problemas com a bebida, porque é um modo de esquecer e fugir dos problemas. Olga e Marisa são vizinhas, e vizinhas que se odeiam. Mas um acontecimento terrível fará Marisa defender e proteger Olga. A partir daí suas vidas se entrelaçam, elas começam a se conhecer melhor e uma amizade surge entre elas. Mas com o tempo, surge outro tipo de sentimento, amor e atração, e apesar dessa vontade e forte sentimento, ainda existem dúvidas e medo do julgamento e preconceito de outros.
Paralela a esse história, conhecemos também Ana e Verônica, Ana é apaixonada por Verônica, as duas acabam se tornando amigas, e o romance entre as duas é praticamente impossível, pois Verônica já é casada com outra mulher.
Mulheres que não sabem chorar é um grande livro, além das relações homoafetivas, que nos ensinam a abrir mais a mente e ver que o amor é algo lindo, independente do gênero, cor, idade, todos temos direito de amar e que, com esse sentimento, não pode haver barreiras.
Também nos mostra como a sociedade é machista, não somente os homens, como as mulheres também. É um livro impactante que nos faz refletir e nos ajuda a quebrar os paradigmas que a sociedade impõe.
''Duvidam muito das mulheres, fazem piadas e nos chamam de sexo frágil. Mas quem já experimentou a força de uma mulher ferida sabe das dimensões da sua astúcia.''
Alguém ai conhece ou ficou com curiosidade para ler?
A opinião de vocês é muito importante!